
Na infância, as vacinas fazem parte da rotina, com doses sendo administradas com certa frequência. Ao se tornar adulto, engana-se quem pensa que não precisa mais se vacinar. Seja pelo reforço ao longo do tempo ou novas vacinas preventivas, é essencial que os adultos mantenham a carteira de vacinação em dia. Abaixo, você entenderá quais vacinas os adultos precisam tomar.
As vacinas são substâncias que estimulam o sistema imunológico, criando uma defesa contra doenças causadas por vírus ou bactérias. Dessa forma, caso a pessoa entre em contato com esses microorganismos, o seu organismo saberá reagir, prevenindo a doença ou reduzindo a sua gravidade.
As doses são administradas em diferentes intervalos - a cada 10 anos, anualmente ou em dose única. A seguir, confira as principais recomendações de vacina para pessoas acima de 18 anos.
Vacina hepatite B
A hepatite B é uma infecção viral que ataca o fígado. São indicadas três doses da vacina, com intervalos predeterminados entre uma dose para as outras.
Vacina dupla adulto
A vacina dupla é indicada para proteção contra tétano e difteria, doenças infecciosas causadas por bactérias que produzem toxinas e afetam músculos e órgãos do corpo. A indicação é tomar três doses, conforme o histórico vacinal. Depois, tomar uma dose de reforço a cada 10 anos, reduzindo o intervalo para 5 anos em caso de ferimentos graves.
Vacina influenza
A gripe é uma infecção do sistema respiratório, altamente transmissível, podendo se agravar. Os principais sintomas são febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça. A vacina da gripe pode ser tomada anualmente a partir dos 9 anos de idade.
Manter a vacinação em dia é fundamental para a saúde em todas as fases da vida. Consulte a sua carteira de vacinação e, se necessário, procure o serviço de saúde para atualização das doses.