
A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa, caracterizada por manchas vermelhas com escamas na pele. Mas, afinal, a psoríase tem cura? Abaixo, você conhecerá os principais sintomas, causas e tratamentos dessa doença que afeta cerca de 2% a 3% da população brasileira (dados do Ministério da Saúde).
Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente, podendo variar de paciente para paciente e conforme a gravidade da doença. Os sinais podem incluir: manchas vermelhas com escamas secas, manchas esbranquiçadas ou escuras após melhora das lesões avermelhadas, pele inflamada, ressecada e rachada (às vezes com sangramento), coceira, queimação e dor, inchaço e rigidez nas articulações.
Na psoríase leve, os sintomas geralmente causam algum desconforto. Em casos mais graves, a doença pode ser dolorosa e provocar alterações que impactam a qualidade de vida e autoestima do paciente.
Causas da psoríase
Alguns fatores podem aumentar as chances da pessoa desenvolver a doença ou piorar o quadro clínico existente. Dentre eles está o histórico familiar da doença, estresse, obesidade e medicamentos como os antimaláricos.
Tipos de psoríase
Essa doença pode aparecer em diversos locais do corpo, como a psoríase no couro cabeludo. Os tipos mais comuns são:
- Psoríase em placas, o mais comum, caracterizado por lesões vermelhas cobertas por escamas esbranquiçadas;
- Psoríase gutata, formando pequenas lesões em forma de gota, mais comuns em crianças e jovens;
- Psoríase inversa aparece em áreas de dobras, como axilas e virilha, causando inflamações sem descamação intensa;
- Psoríase eritrodérmica é a forma mais grave, com inflamação generalizada, podendo levar a complicações.
Psoríase tem cura?
A psoríase não tem cura, mas atualmente existem diversas opções terapêuticas, sendo possível viver com uma pele sem ou quase sem lesões. Cada tipo e gravidade pode responder melhor a um tipo de tratamento, ou combinação de terapias. Dessa forma, o tratamento da psoríase é individualizado, oferecendo o melhor resultado e mantendo uma boa qualidade de vida. Em casos leves, hidratar a pele e aplicar medicamentos tópicos na região pode ser suficiente para melhorar e promover o desaparecimento dos sintomas.
A prevenção
Adotar o estilo de vida saudável e com menos estresse pode ajudar a diminuir a progressão da psoríase. Pessoas que possuem histórico familiar da doença devem estar atentos a possíveis sintomas. Caso perceba qualquer sinal, procure o médico dermatologista no Centro Médico de Especializadas. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.
Entre em contato com o Centro Médico de Especialidades e agende já sua consulta médica.