
A campanha Março Lilás alerta as mulheres acerca do câncer de colo do útero, o terceiro tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). É causado pela infecção persistente por alguns tipos de HPV (Papilomavírus Humano). Essa infecção pode levar a alterações celulares do colo do útero, resultando no desenvolvimento da doença.
Os sintomas do câncer de colo do útero
O câncer de colo do útero pode ser assintomático nos estágios iniciais. No entanto, conforme a doença progride, alguns sinais podem surgir, como sangramento vaginal anormal, sangue na urina ou nas fezes e dor pélvica persistente.
Como é o tratamento do câncer de colo do útero?
O tratamento desta doença pode variar de acordo com o estágio e da saúde. as principais opções são
-
Cirurgia, removendo uma parte ou retirada total do útero;
-
Radioterapia e quimioterapia, garantindo a destruição das células cancerígenas
-
Imunoterapia, tratamento que ajuda o sistema imunológico combater o câncer
Como prevenir o câncer de colo do útero?
A principal forma de prevenção do câncer colo uterino é a vacina contra HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero. Além disso, exames preventivos, como o papanicolau, permitem identificar o câncer no primeiro estágio, garantindo um tratamento menos agressivo e maior chance de cura.
O vírus também pode ser transmitido por via sexual, então lembre-se sempre de usar o preservativo nas relações.
Realizar consultas médicas com ginecologista é fundamental para cuidar da sua saúde. Não perca tempo e agende sua consulta no Centro Médico de Especialidades, acessando oestecentromedico.com.br