
O chocolate traz benefícios para a saúde quando consumido em moderação. Esta delícia produzida do cacau é rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês e cobre.
O chocolate é uma excelente fonte de potássio, selênio e zinco, ao mesmo tempo que fornece ao organismo carboidratos, proteínas, fibras alimentares e substâncias antioxidantes.
Também é rica em vitaminas, esteróis, fosfolipídeos, alcalóides e polifenóis. Todas essas características formam uma lista de motivos que evidenciam como o alimento faz bem à saúde, em quantidades moderadas.
Menos estresse e mais bem-estar
O chocolate contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro. A molécula, por sua vez, representa a sensação de bem-estar, felicidade e prazer. Além disso, também influencia no humor, sono e apetite. A distribuição de triptofano tem o efeito de atenuar os sintomas da depressão e ansiedade.
Outro fator que instiga o efeito do chocolate no cérebro é a liberação do neurotransmissor dopamina. Ou seja, quando ingerimos o doce, temos a sensação de recompensa. Esse sentimento positivo acontece devido à presença da dopamina durante o ato de saborear o chocolate.
Menor desempenho das funções cognitivas
A presença de flavonóides do cacau ajuda no desenvolvimento das principais atividades cognitivas. Além de melhorar a memória recente, o processamento de informações e o desenvolvimento mental, a substância ajuda a retardar o envelhecimento.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Monash, Austrália, acompanhou, durante 30 anos, um grupo de 936 pessoas consumidoras de chocolate.
O estudo apontou que as pessoas que consumiam o alimento uma vez por semana tinham melhores resultados, no que se refere à memória visuoespacial, sendo essa a capacidade de compreender e lembrar as relações entre objetos.
Menor risco de doenças
Os flavonoides presentes no cacau possuem funções antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda na prevenção de doenças como diabetes e Alzheimer, por exemplo. Essa ação melhora o fluxo arterial e ajuda a reduzir danos de acidente vascular cerebral.
Os flavonoides do cacau também trazem benefícios para a saúde do coração e podem aumentar a quantidade de sangue presente no giro denteado, uma área específica do hipocampo.
No entanto, vale lembrar que todos os benefícios estão ligados ao consumo equilibrado e não incluem o chocolate branco, que é feito da manteiga do cacau.
Qual a quantidade ideal de chocolate para o consumo adequado?
Estudos e organizações de saúde dizem que o ideal é que um adulto coma entre 25g e 30g de chocolate por dia, isso para pessoas fisicamente ativas, sem problemas de saúde e que não estão preocupadas em ganhar peso.
Vale ressaltar que crianças abaixo de dois anos não devem comer doces, incluindo chocolates. Para as crianças maiores, o consumo diário não deve ultrapassar 15g. Por isso, os ovos de páscoa pequenos que vêm com um brinquedo dentro são uma opção interessante para elas.
Mas não são apenas as crianças que precisam tomar cuidado com o alimento. Quem tem sensibilidade à cafeína também deve evitá-lo. Assim como quem tem enxaqueca, já que a substância feniletilamina está presente no cacau e pode causar a dor de cabeça em algumas pessoas.