
A popularidade das pílulas de emagrecimento têm crescido muito nos últimos tempos, sendo amplamente reconhecidas por fazer pessoas perderem peso de forma “fácil, rápida e sem esforço". Esse fenômeno crescente entre as celebridades têm se tornado cada vez mais problemático para a população em geral. Médicos levantam alertas sobre o consumo descontrolado de remédio para emagrecer, ocasionando efeitos irreversíveis para a saúde. Neste artigo, você vai saber quais são os riscos das pílulas de emagrecimento.
O que são remédios de emagrecimento?
As pílulas de emagrecimento são medicamentos que auxiliam no processo de perda de peso, voltados para o tratamento da obesidade, sobrepeso e diabetes.
O remédio para emagrecer desenvolve funções que ajudam nas atividades metabólicas e elevam a possibilidade de eliminar o sobrepeso. Sendo assim, são seguros quando orientados por um especialistas, seguindo as determinações médicas com um acompanhamento regular.
Como funciona o tratamento?
O tratamento para emagrecer funciona como medida alternativa para auxiliar o tratamento da obesidade ou da diabetes, possuindo atuação em diferentes contextos.
Cada medicamento atua de diferentes formas no organismo, podendo: Diminuir o apetite, Controlar de ansiedade e a alimentação compulsiva, Acelerar o metabolismo, Inibir absorção de gorduras, Reduzir a absorção de glicose.
Riscos da automedicação para perder peso
A automedicação é um atitude que deve ser evitada, pois oferece altos riscos para a saúde e compromete a eficácia do remédio.
Ao tomar um medicamento por conta própria, não é possível saber quais são as contraindicações, efeitos secundários e se, de fato, é apropriado. Com isso, as consequências para a saúde podem ser severas e não levar aos resultados esperados.
Outros riscos incluem:
1- O desabastecimento
Com o aumento das vendas dessas pílulas, os postos farmacêuticos acabam desabastecendo, gerando escassez para as pessoas que precisam do medicamento e fazem uso dele por questões médicas.
2- Uso fora da finalidade prescrita na bula
A perda de peso chama muita atenção da população por ser um processo complexo e algumas vezes, com a adesão de atividade física e dieta, não surte os efeitos esperados. Com o aumento da fama dessas drogas, o uso se tornou comum entre pessoas, principalmente por fins estéticos e sem consultar antes os profissionais. O uso dessas substâncias traz diversos problemas, como reações de crise de pressão alta, arritmia cardíaca, dependência química, euforia, irritabilidade e até a abstinência.
Agora que você já sabe sobre os riscos das pílulas para emagrecimento, aqui estão algumas dicas para um controle de peso e uma vida mais saudável.
Dicas para controlar o peso de maneira saudável
Para controlar a massa corporal de maneira saudável, é necessário tomar alguns cuidados, além de novas medidas durante o dia a dia:
1- Mudança de hábitos
A dica mais importante é a mudança dos hábitos, desde mudança na rotina alimentar, implementando mais vitaminas de diferentes alimentos diariamente, prática de atividade física.
2- Buscar ajuda profissional para monitoramento
É de extrema importância que os profissionais acompanhem o paciente durante todo o tratamento, a fim de emagrecer saudavelmente e não sofrerem algum tipo de desnutrição.
Na Oeste Saúde, esse trabalho é feito no Programa Oeste na Medida, onde os pacientes recebem acompanhamento multidisciplinar durante dois anos ou até o participante atingir a meta individual proposta. Dessa forma, os beneficiários podem passar pela mudança de hábitos e adotar uma vida mais saudável recebendo todo o apoio necessário.