
Com o boom do estilo de vida saudável, a corrida de rua se popularizou, aumentando a adesão dos brasileiros na atividade física. Entenda como funciona a modalidade e confira algumas dicas para melhorar o seu desempenho.
O que é corrida de rua?
A corrida de rua é uma modalidade popular e acessível do atletismo que consiste em correr a pé em vias públicas, geralmente com distâncias definidas. Essa prática pode ser realizada por qualquer pessoa de qualquer faixa etária e níveis de condicionamento físico, desde que não haja nenhuma contraindicação.
As principais vantagens da Corrida de Rua
A corrida de rua possui diversos benefícios, desde crianças até os idosos, ajudando na regularização da saúde cardiovascular, fortalecendo o coração, melhorando a circulação e reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Além disso, ao correr, o corpo mantém o peso saudável, auxiliando na redução e manutenção da massa corporal; essa é uma atividade que não apenas queima calorias, mas faz isso de uma forma eficiente melhorando o metabolismo.
Além dos benefícios físicos, a corrida tem um grande impacto na saúde mental e emocional, reduzindo o estresse, aliviando a ansiedade e promovendo uma sensação de bem-estar. A prática libera endorfinas, substâncias produzidas naturalmente pelo cérebro, que desempenham um papel importante no alívio do estresse, melhoram o humor e aumentam a sensação de relaxamento.
Antes de correr, fique atento!
Independentemente do nível de condicionamento físico ou dos objetivos, a corrida pode atender a todas as necessidades. É importante começar devagar, seguindo um plano de treinamento adequado, a fim de evitar problemas de saúde no futuro.
Dicas para quem quer começar na corrida de rua
Faça um check-up médico - Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante passar por uma consulta médica, especialmente para pessoas sedentárias ou que possuem condições pré-existentes. Essa medida ajuda a entender melhor a sua condição de saúde e se há necessidade de suplementação de vitaminas.
Utilize tênis adequados para correr - Invista em calçados específicos para garantir maior conforto durante os exercícios e segurança na prática, evitando desgaste, dores nas articulações e problemas ósseos.
Realize alongamentos e exercícios de mobilidade antes de começar a correr - Ao se alongar, os músculos ficam devidamente preparados para a atividade, melhorando a flexibilidade, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo os riscos de lesões.
Agende já seu check-up no Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde! (18) 3300-0100