
Conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”, burnout é um distúrbio emocional resultante de situações de trabalho excessivamente exigentes, demandando alta responsabilidade e competitividade. Nesse artigo, você irá entender como lidar com o estresse no trabalho.
Os principais sintomas de esgotamento mental
Os primeiros sintomas de esgotamento mental manifestam-se com uma leve irritabilidade e cansaço excessivo. Com o passar do tempo, os sintomas se intensificam, afetando as relações pessoais e a qualidade de vida. Outros sintomas estão associados à exaustão emocional, incluindo sensação de inutilidade e fracasso profissional. Já os sintomas físicos incluem dores de cabeça frequentes, sono excessivo e isolamento social.
Como funciona o diagnóstico da síndrome de burnout?
O diagnóstico é realizado por profissionais de psicologia e psiquiatria após análises clínicas detalhadas do paciente. Muitas pessoas, no entanto, não buscam ajuda profissional por não associarem os sintomas à doença, o que leva a negligenciar a situação sem compreender os riscos envolvidos. Amigos e familiares podem ser ótimos pilares para identificar os sintomas de esgotamento mental e burnout.
Os sinais de piora podem surgir quando a pessoa não segue o tratamento adequado. Com isso, os sintomas de esgotamento mental se agravam, podendo levar ao desenvolvimento de doenças mais complexas, como a depressão e distúrbios gastrointestinais.
Tratamento de Burnout
O tratamento para a síndrome de burnout é realizado de maneira multidisciplinar e, em alguns casos, pode envolver medicações, como antidepressivos e ansiolíticos. Além disso, o afastamento temporário para evitar o estresse no trabalho pode ser recomendado para o descanso e recuperação. A psicoterapia também é fundamental e ajuda a identificar e tratar, visando o bem-estar do paciente.
Outro importante ponto é a mudança no estilo de vida, com sono adequado, atividade física e alimentação equilibrada. Tudo isso é essencial para garantir maior eficácia no tratamento e promover a recuperação.
Como lidar com estresse no trabalho
A melhor maneira de prevenir o burnout é adotar estratégias para diminuir a pressão e o estresse no trabalho. Condutas saudáveis ajudam a evitar o desenvolvimento dessa condição, assim como tratar os sinais e sintomas de início.
Aprenda a dizer não quando necessário e estabeleça limites entre a vida pessoal e profissional. Durante o período de trabalho, organize suas tarefas de acordo com o nível de prioridade e faça algumas pausas para descansar e evitar sobrecargas.
Esteja atento aos sinais do seu corpo e procure ajuda o quanto antes. A Oeste Saúde oferece atendimento médico especializado de maneira ágil e descomplicada. Entre em contato e saiba mais: (18) 3918-5105.