
Ter uma alimentação saudável é fundamental para garantir todos os nutrientes essenciais para o pleno funcionamento do nosso corpo físico, mas você sabe como ela pode influenciar a saúde mental? Segundo o Ministério da Saúde, não basta somente ter cuidado com os alimentos que estão dispostos no prato, é imprescindível também se alimentar em locais adequados e dedicar um tempo para ser um momento de prazer.
Como a alimentação afeta o bem-estar físico
A alimentação tem um impacto significativo no bem-estar físico, pois é a principal fonte de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Cuidando da alimentação, é possível gerenciar o peso e prevenir doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Uma boa nutrição também proporciona energia sustentada, com alimentos ricos em carboidratos que garantem energia constante ao longo do dia.
Alimentação e saúde mental
Uma boa nutrição também influencia a saúde mental, ajudando na produção de substâncias relacionadas à motivação, prazer e bem-estar. Além disso, a deficiência nutricional pode agravar distúrbios do humor. Sem o consumo de carboidratos complexos, por exemplo, não é possível fornecer energia estável, o que pode causar irritabilidade e fadiga.
Os nutrientes essenciais para o corpo e mente
Vitaminas - As vitaminas atuam como catalisadores, auxiliando na transformação dos alimentos em energia, formação de células e tecidos.
Ômega 3 - Muito importante para a saúde cardiovascular, cerebral e mental. Esse nutriente não é produzido pelo corpo humano, porém pode ser obtido através da alimentação.
Proteínas - Atuam em diversas funções do corpo, como no transporte de substâncias, fortalecimento do sistema imunológico e pode atuar também na estrutura de diversos tecidos do corpo.
Uma alimentação saudável deve reunir todos esses nutrientes em quantidades ideais para o corpo funcionar corretamente.
Confira algumas dicas para uma boa rotina alimentar
Regularidade nas refeições: Coma em intervalos regulares para manter a estabilidade nos níveis de glicose e manter o bom funcionamento do organismo.
Hidratação: Não se esqueça de beber água, ela é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo.
Introduza legumes e verduras nas refeições: os legumes e verduras são essenciais pela riqueza de nutrientes para fortalecer o sistema imunológico e deficiências nutricionais.
Lembre-se que a orientação profissional é fundamental para a criação de um plano personalizado que adapte e organize a rotina alimentar para o estilo de vida e objetivos de saúde dos pacientes. O profissional nutricionista pode guiar e garantir que nutrientes essenciais sejam incluídos na quantidade correta.
Agende agora sua consulta com um nutricionista no Centro Médico de Especialidades e adote a boa alimentação para seu dia a dia. Acesse www.oestecentromedico.com.br ou entre em contato para agendar sua consulta. (18) 3300-0100