
O mercado da beleza e estética cresceu muito nos últimos anos, popularizando cada vez mais os procedimentos estéticos. Os procedimentos mais comuns são preenchimentos faciais, botox, lipoaspiração e cirurgias plásticas. Neste artigo, você entenderá o que é preciso saber antes de realizar alguma intervenção.
De acordo com o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgado em 2023, o Brasil está como o segundo país que mais realizou procedimentos estéticos e reparadores no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Com o aumento da demanda, elevou-se também a oferta de procedimentos realizados por clínicas estéticas irregulares e pessoas com pouca ou nenhuma formação na área da saúde. Com preços tentadores e promessas promissoras, muitos se deixam levar pelo sonho de conquistar aquela tão sonhada correção ou melhoria no próprio corpo. Mesmo com algum treinamento básico, não possuem a mesma formação, conhecimento anatômico e experiência clínica que um médico especialista possui.
Pessoas fragilizadas emocionalmente por conta da aparência física podem acabar colocando a saúde em risco por conta da pressão estética. Por isso, a saúde mental também precisa entrar em pauta quando o assunto é procedimento estético.
Riscos do procedimento estético
Aplicações erradas: Ao aplicar alguma substância de forma errônea, é possível causar lesões nos nervos, necrose tecidual e até cegueira.
Protocolos de segurança: Profissionais sem formação na área da saúde, podem não seguir os protocolos de segurança, aumentando o risco de infecções.
Gerenciamento de complicações: Em caso de complicações durante ou após os procedimentos, os profissionais podem não estar preparados para agir de forma eficaz, garantindo a saúde e integridade do paciente.
Os procedimentos estéticos invasivos que muitas vezes não possuem comprovação científica são a grande preocupação no setor de beleza e estética. O corpo precisa estar em condições ideais para a recuperação e eficácia do procedimento.
Melhor recuperação e cicatrização
Uma dieta rica em proteínas, vitaminas, e minerais é fundamental para a cicatrização das feridas, síntese de colágeno e regeneração da pele e dos tecidos. Assim evitando complicações como infecções, hemorragias e inflamações.
Fortalecimento do sistema imunológico
Ao ter um sistema imunológico fortalecido pela alimentação saudável e exercícios físicos, ajuda o corpo a combater infecções e acelerar o processo de recuperação, promovendo os resultados estéticos esperados.
Manutenção dos resultados a longo prazo
Os hábitos saudáveis ajudam a manter os benefícios dos procedimentos estéticos a longo prazo, de forma que a rotina não afete a aparência dos resultados como a lipoaspiração, a abdominoplastia e procedimentos de contorno corporal
Prevenir também é remediar!
Alguns procedimentos podem ser revertidos de forma natural com o devido acompanhamento médico, ou até mesmo evitados, sem necessidade de intervenção médica. Uma dieta balanceada, cuidados de rotina com a pele e exercícios físicos são o segredo para ter a saúde em dia com uma autoestima elevada.