
O jejum intermitente é um tipo de jejum que consiste em períodos alternados de jejum e alimentação, onde são consumidos principalmente água e bebidas não calóricas. Embora seja comumente utilizado para perda de peso, também é praticado em contextos religiosos e políticos.
A prática de realizar jejuns com objetivos específicos, tanto relacionados à saúde quanto estéticos, tem sido parte da cultura mundial há décadas. Em algumas culturas, o jejum também é praticado como uma forma de purificação e desintoxicação. No entanto, é importante lembrar que o jejum não é uma prática adequada ou recomendada para todas as pessoas e deve ser feito com supervisão e orientação de profissionais da área de saúde.
Jejum intermitente: como fazer
O jejum intermitente com o objetivo de perder peso tem como princípio usar as reservas de gordura como fonte de energia para o corpo, resultando em uma diminuição da massa gorda. Por isso, antes de iniciar a prática, é imprescindível que um profissional seja consultado.
Existem diferentes tipos de jejum intermitente, e cada um tem sua própria duração, tanto nos períodos de jejum quanto nas janelas de alimentação. Abaixo, apresentamos um dos tipos mais comuns dessa prática:
Jejum intermitente tipo 1: 16/8 - jejum diário com duração de cerca de 16 horas, com uma janela de alimentação de 8 horas.
Jejum intermitente tipo 2: dieta 5:2 - jejum feito com a seguinte regra: cinco dias com a ingestão de refeições e dois dias com restrição calórica.
Jejum intermitente tipo 3: Coma-Pare-Coma - jejum feito com a escolha de um ou dois dias para realizar um jejum completo. No dia escolhido, a pessoa fará uma refeição e só comerá novamente no mesmo horário do dia seguinte.
Quais são os malefícios do jejum intermitente?
O jejum intermitente trará malefícios se mal feito. Segundo os nutricionistas, não respeitar as janelas de jejum e se alimentar de alimentos sem qualidade poderá gerar os seguintes problemas:
-
Hipoglicemia;
-
Anemia ou fraqueza;
-
Disfunção cognitiva;
-
Desidratação;
-
Compulsão alimentar;
-
Mau hálito;
-
Baixa da imunidade;
-
Redução da massa muscular;
-
Tonturas e dores de cabeça;
-
Constipação;
-
Queda de cabelo;
-
Ansiedade e irritação.
Além disso, é muito importante ressaltar que iniciar qualquer atividade relacionada à saúde sem orientação e acompanhamento médico pode ter consequências. No caso do jejum intermitente, existe o risco de desenvolver transtornos alimentares, por isso, busque um nutricionista antes de iniciar a prática.
Onde encontrar um nutricionista para fazer jejum intermitente da forma correta?
Contar com um profissional de confiança é um dos primeiros passos para realizar qualquer tipo de tratamento, principalmente quando se relaciona com restrição alimentar, como é o caso do jejum intermitente.
Nós da Oeste Saúde estamos sempre próximos de você para ajudá-lo em qualquer decisão, e para isso temos à sua disposição um time qualificado de médicos, nutricionistas e uma estrutura completa para exames em nossos Centros Médicos.
Conheça os nossos planos, e veja que é possível contratar planos de saúde sem carência, para facilitar a sua acessibilidade.