
Existe uma diferença entre urgência e emergência, que irá definir como o paciente será tratado, de acordo com a abrangência do plano de saúde.
Afinal de contas, será que todo plano de saúde cobre o atendimento de urgência e emergência? Para responder essa questão, precisamos entender o que se encaixa em cada um desses termos.
Qualquer dor se encaixa no atendimento de urgência?
Muitos cometem o engano de dizer que urgência e emergência se trata do mesmo estado de saúde, e o erro é cometido até mesmo no ambiente hospitalar.
Através da definição de cada um dos termos, é determinado como o paciente será recebido em instalações hospitalares. As emergências são condições de maior perigo, onde implicam sofrimentos mais intensos e/ou de risco iminente de morte, por isso, precisam de um atendimento médico imediato. Já as urgências são ocorrências não previstas e que, geralmente, não implicam risco de vida. Logo, os dois termos precisam de atendimento médico com rapidez, mas de acordo com sua gravidade.
Alguns exemplos de emergências são fraturas expostas, paradas cardiorrespiratórias e hemorragias graves. Podemos classificar como urgências casos como fraturas não expostas, cólicas renais, aumento de pressão arterial, entre outras.
Plano de saúde tem limitação de consultas na urgência e emergência?
Em relação a consultas de urgência e emergência em planos de saúde familiar ou individual, a limitação existe através do tempo de carência de cada plano, sendo extremamente importante conhecer as regras previstas, para que não existam mal entendidos.
Geralmente, o tempo de carência de casos de atendimento de urgência e emergência de planos é de 24 horas após a assinatura do contrato. Existem casos onde esse número pode variar e, caso exista a necessidade de internação de pacientes recém assinantes do plano, será cobrado um valor a parte do beneficiário em carência.
Como contratar um plano de saúde para a família?
Manter a família bem assistida em casos de urgências e emergências é essencial, por isso, os planos de saúde devem fazer parte do planejamento familiar desde o início.
A escolha de um plano deve ocorrer com bastante cautela, já que como citado, as regras vigentes podem interferir no tempo de carência, entre outros pontos importantes. Na Oeste Saúde, o processo de contratação não é burocrático, basta escolher o plano que mais combina com suas necessidades e para isso você pode contar com a ajuda dos nossos consultores de vendas.
Nós, da Oeste Saúde, estamos aumentando cada vez mais o nosso alcance para gerar mais cuidado a toda população, indo de encontro com o estilo de vida de cada um.
Seja um plano individual ou familiar, vale a pena acessar a aba “planos”. Se estiver em dúvida, pode usar nossa ferramenta de comparação de planos para escolher a opção mais viável para seus projetos de vida. E se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco por telefone (18) 3918-5105 ou WhatsApp (18) 99791-8157.